Consciencializar para as consequências negativas da diabetes na vida dos cidadãos, sensibilizando-os para adotarem um estilo de vida saudável é o principal objetivo deste dia. Pretende-se, ainda, realçar a importância das políticas públicas para a prevenção e tratamento da diabetes.

Atualmente, a Diabetes é a mais comum das doenças não transmissíveis com elevada prevalência e incidência crescente. Atinge já cerca de 415 milhões de pessoas em todo o mundo e continua a aumentar em todos os países, estimando-se que em 2040 haja um aumento para 642 milhões de pessoas atingidas pela doença. À nossa escala, Portugal posiciona-se entre os países europeus que registam uma das mais elevadas taxas de prevalência da Diabetes a qual foi estimada em 13,3% da população portuguesa com idades compreendidas entre os 20 e os 79 anos, o que corresponde a mais de um milhão de indivíduos.

A Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo (ULSBA) assinala a data com uma sessão comemorativa, às 11.00 horas, na sala de conferências do Hospital José Joaquim Fernandes que inclui a apresentação “Diabetes: O que fazemos e o que o futuro nos reserva.” 

Comente esta notícia

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.