De acordo com a autarquia de Serpa "o júri considerou que se distinguiu pela sua simplicidade e delicadeza, abordando o tema de uma forma poética, explorando e transformando o momento de sair de casa em algo único e mágico. Foram ainda atribuídas menções honrosas às seguintes obras: “Mimica” de Inês Machado (Portugal), “In diewelt hinaus” de Beatrice Dietel (Alemanha)."

O júri, constituído por Joana Estrela, autora/ilustradora de nacionalidade portuguesa, por Yara Kono, em representação da editora Planeta Tangerina, e por Paula Estorninho, representante do Município de Serpa, procurou livros que se destacassem pela originalidade, não só na narrativa como nas ilustrações, pelo equilíbrio entre imagem e texto, pela força da história e pela capacidade de inovação.

É ainda revelado pelo município que "esta edição contou com 162 candidaturas de 20 países (Alemanha, Argentina, Áustria, Brasil, Canadá, Colômbia, Coreia do Sul, Escócia, Espanha, Estados Unidos, França, Holanda, Luxemburgo, Macau, México, Noruega, Reino Unido, Itália, Portugal e Taiwan)." O álbum premiado será publicado em língua portuguesa pela editora Planeta Tangerina e a sua autora recebe 4000 euros, correspondendo 1500 euros relativos a adiantamento de direitos de autor. A entrega do prémio e o lançamento do livro encontram-se previstos para maio de 2022, em Serpa.

 Recorde-se que esta "é uma iniciativa da Câmara Municipal de Serpa e da editora Planeta Tangerina. De periodicidade bienal, tem como objetivos fomentar e desenvolver a qualidade literária e artística do álbum ilustrado e estimular a criação de novos projetos nessa área."

Comente esta notícia

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.