Segundo a ministra, o compromisso resulta de articulação direta entre o primeiro-ministro e o ministro das Infraestruturas, estando identificadas soluções no Programa Operacional Sustentável, sob tutela do Ministério do Ambiente e da Coesão Territorial, no Fundo Ambiental e, se necessário, através de reforço por decisão governamental. “Portanto, estão assegurados os sessenta milhões. É um compromisso assumido”, declarou, afastando dúvidas quanto à viabilidade financeira da obra.

A responsável governamental remeteu os detalhes sobre o calendário de execução para o ministro das Infraestruturas, Miguel Pinto Luz, adiantando que este deverá visitar a região em breve para prestar esclarecimentos sobre o arranque e a calendarização da intervenção.

O presidente da Câmara Municipal de Beja, Nuno Palma Ferro, reagiu de forma positiva ao anúncio, considerando-o “mais uma boa notícia” e “a consequência natural de uma decisão ponderada que nunca iria prejudicar o Baixo Alentejo e Beja em particular”.

O autarca admitiu que existiu apreensão entre os autarcas da região, mas considerou que, com esta garantia, “o cenário fica desanuviado”, uma vez que está assegurada a concretização da eletrificação da linha ferroviária até 2032. “Foi-nos dito que a verba iria aparecer por transferência de outros programas, o que agora foi confirmado pelo Governo”, sublinhou.

Nuno Palma Ferro apontou, ainda assim, a duração da obra, estimada em cerca de seis anos, como a principal preocupação. “É muito tempo, mas é uma obra que tem de ser feita. Já que esperamos há vinte anos, esperamos mais seis, desde que no fim tenhamos aquilo que merecemos e a que temos direito, porque isso traduz-se em qualidade de vida”, afirmou.

Com este anúncio feito hoje em Beja, o Governo procura encerrar a polémica em torno da retirada dos 60 milhões de euros e reafirmar o caráter estratégico e irreversível da modernização da ligação ferroviária Casa Branca–Beja para o futuro do Baixo Alentejo.

Comente esta notícia

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.