Em comunicado, o Ministério da Coesão Territorial, tutelado por Ana Abrunhosa, refere que o objetivo destes projetos, financiados por fundos europeus, é “promover cidades inovadoras e mais sustentáveis e com estratégias de digitalização que fomentem territórios inteligentes”.

Na nota é referido que os avisos que permitem aos centros urbanos de diferentes regiões do país concorrerem a este financiamento estarão abertos até 30 de novembro.

“Constituem um instrumento inovador do Portugal 2030 para que, em cooperação, estes centros urbanos possam responder a desafios ou apostas comuns, escolhidas por si, através de investimentos partilhados”, é indicado na nota da tutela, explicando que os projetos submetidos deverão estar enquadrados em temáticas como a sustentabilidade, inovação e digitalização.

A dotação financeira dos avisos é variável mediante a região do país a que se destina, estando alocados 1,4 milhões de euros para o Norte (comparticipação máxima até 85%), 25 milhões para o Centro (comparticipação máxima até 85%), um milhão para Lisboa (comparticipação máxima até 40%), 15,9 milhões para o Alentejo (comparticipação máxima até 85%) e 23,9 milhões (comparticipação máxima até 60%) para o Algarve.

Segundo a tutela, o Norte abriu também um aviso dedicado a redes dentro da própria região, com uma dotação de 13,6 milhões de euros.

“Nesta 1.ªfase deverão ser apresentadas iniciativas estratégias e planos de ação que, consoante a natureza e qualidade da parceria, a coerência da proposta e o valor acrescentado da mesma, serão avaliadas com vista à qualificação para a fase seguinte”, adianta também o Ministério da Coesão Territorial.

A apresentação das candidaturas é feita através do Balcão2030 (https://balcaofundosue.pt/), podendo, em caso de dúvidas, ser contactadas as comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regional de Lisboa e Vale do Tejo(CCDR-LVT) ou a Linha dos Fundos ([email protected]/ 800 10 35 10 – linha gratuita).

Comente esta notícia

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.