A iniciativa,  promovida pela Olivum – Associação de Olivicultores do Sul, em associação com as cooperativas agrícolas de Beja e Brinches  e Moura/Barrancos, contou ainda com a participação de Carlos Graça em representação da Autoridade para as Condições de Trabalho.

Por parte da GNR, a operação de sensibilização que está a ser levada a cabo, numa altura em se inicia a campanha de colheita de azeitona nos campos do Baixo Alentejo, com este fruto a atingir valor de mercado recorde, visa prevenir a prática de crimes na área agrícola.

Para isso, a Guarda Nacional Republicana, empenha as suas Forças em ações coordenadas de patrulhamento, fiscalização e sensibilização, procurando desenvolver essa missão em parceria com diversas entidades e em estreita ligação com os agricultores.

A estratégia de combate aos ilícitos criminais, defendida pela GNR, passa por: Fomentar a cooperação entre as partes; combater a criminalidade nas comunidades rurais; prevenir os furtos de produtos agrícolas e metais não preciosos; prevenir o tráfico de seres humanos; aliar a informação detida pelos interessados à capacidade de intervenção da GNR.

A implementação de um conjunto de medidas preventivas de segurança, nos campos e nas instalações agrícolas, são, para esta força de segurança, o melhor caminho para evitar os crimes.

A denuncia e a respetiva formalização da queixa junto das autoridades competentes são outro dos fatores determinantes para o combate ao crime, assegura a GNR.

Carlos Graça, diretor da Unidade Local do Litoral e Baixo Alentejo da ACT, alertou para as questões relacionadas com a contratação laboral, referindo que a questão relacionada com o tráfico de pessoas é um problema premente que se agrava nesta altura.

Este responsável, alertou para o fato de existir ainda a ideia de que a contratação de empresas prestadoras de serviços ilibam os agricultores de responsabilidades em caso de incumprimento laboral e fiscal, recordando que a legislação aponta no sentido da responsabilidade solidária dos proprietários das explorações face aos ilícitos cometidos por parte das empresas contratadas. 

Comente esta notícia

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.