Proveniente das instalações da Embraer, em Gavião Peixoto, no Brasil, o novo aparelho, com o número de cauda 26903, aterrou em solo português pelas 10h00, após um voo de 12 horas que assinala o culminar da fase de testes e voos de aceitação.

O KC-390 é uma aeronave de transporte militar de nova geração, com elevada capacidade de alcance e versatilidade. Projetado para desempenhar um vasto leque de missões — desde o transporte de pessoal e carga, até ao reabastecimento aéreo, evacuações médicas, operações de busca e salvamento, e apoio humanitário — este modelo destaca-se pela sua flexibilidade e eficácia operacional.

Portugal adquiriu em 2019 cinco unidades do KC-390, bem como um simulador de voo. Em 2024, foi exercida a opção de aquisição de uma sexta aeronave, estando previsto que a entrega decorra de forma faseada, à razão de uma unidade por ano.

A chegada deste terceiro KC-390 representa mais um passo decisivo na modernização das capacidades da Força Aérea Portuguesa, alinhado com os objetivos de reforço da prontidão nacional e da participação ativa em missões internacionais, ao serviço da defesa e da solidariedade.

Comente esta notícia

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.