Festival Terras Sem Sombra regressa à Vidigueira
O concelho de Vidigueira volta a ser uma das paragens do Festival Terras sem Sombra, na sua digressão pelo território alentejano. A 20.ª edição do evento promove um fim-de-semana de atividades dedicadas à música, ao património e à biodiversidade.
No programa deste ano, destaca-se o recital “Com uma Harmonia na Alma: Canções Sacras e Profanas de Dvořák, Janáček e Smetana”, a cargo de dois intérpretes checos: o baixo-barítono Lukáš Bařák e a pianista Vendula Galdová, esta noite, às 21h30, na Igreja Paroquial de São Pedro, em Pedrógão.
A ação dedicada ao património (“Senhores e Mecenas: o Patrocínio Artístico-Devocional de D. Vasco da Gama e dos Gamas”) ocorre também este sábado, às 15h00, e “propõe um percurso através de marcos que testemunham o patrocínio da Casa de Vidigueira no plano local, incluindo aspetos curiosos em que o passado vidigueirense se cruza com a história de Portugal, da Europa e do próprio mundo”, explica a organização.
A cumprir o objetivo do evento quanto à promoção da biodiversidade, amanhã, às 9h30, ocorre a iniciativa «Paisagem, Biodiversidade e Arqueologia: da Corte Serrão até ao Rio Guadiana». A proposta é uma visita ao território para uma melhor compreensão das relações que comunidades ancestrais teceram com a paisagem.
A 20.ª temporada do Festival Terras sem Sombra prossegue a 12 e 13 de Outubro, no concelho de Odemira.