Organizada pela Câmara Municipal de Serpa, a FLiS é uma festa com atividades diversas dirigidas a públicos de todas as idades. Este primeiro dia, o evento está voltado para a comunidade escolar, ao longo do fim-de-semana, é dedicada às famílias. Este ano, a FLiS é também uma oportunidade para apresentar projetos que sensibilizam para a responsabilidade ambiental e social e motivam para a mudança de comportamentos.

De acordo com a autarquia de Serpa, ao longo destes três dias vão passar, nos diferentes espaços da biblioteca e do seu jardim, alunos do concelho, com o Cante Alentejano, no âmbito do projeto Cante nas Escolas, Mimo’s Dixie Band, com música, mímica, artes circenses e comédia, Ana Pêgo, com Plasticus Maritimus, um projeto sobre uma “espécie invasora”, o plástico, que merece ter os dias contados!, Cláudia Fonseca, com Contos de Lá e de Cá, do Brasil e de Portugal, e com uma oficina de construção de Sussurradores, objetos que passam a palavra de “boca a orelha” e Klemente Tsamba, com oficinas de construção de jogos e de instrumentos sonoros. Este artista multifacetado protagoniza ainda o espetáculo Karingana, que navega no universo da tradição dos contos tradicionais moçambicanos, e partilha o palco com Atcho Express e Adriano Reis no Encontro com Histórias de Moçambique, Cabo Verde e Guiné-Bissau.

Trovadoras Itinerantes, com Cantigas Contadas, inspirados na tradição oral do Brasil e da Península Ibérica, a Orquestra Clássica do Sul, com um concerto comentado para os mais novos sobre valsas vienenses do século XIX, Cristina Viana, com Má Cara, ateliê ambulante de desenho ao vivo, Monda Teatro-Música, com Ombela, a Origem das Chuvas, um conto encenado e musicado que nos transporta até África, e com o espetáculo Canto Ondo-Cantem os Poetas!,  um projeto de música portuguesa aliada às sonoridades mediterrânicas que junta Tânia Cardoso (voz), Rodrigo Crespo (guitarra), João Luís (percussão) e Raquel Merrelho (violoncelo) são outras propostas, assim como, Andante, com dois espetáculos para bebés que criam momentos especiais de partilha de arte e a poesia com as famílias e Era uma Vez, Teatro de Marionetas, companhia familiar de teatro de bonecos, com dois espetáculos divertidos: O Mistério da Pedra Encantada e o Lixo do Sr. Bartolomeu.

Na FLiS vão ser lançados dois livros: “O primeiro dia”, de Henrique Moreira, trabalho que venceu a 4.ª edição do Prémio Internacional de Serpa para Álbum Ilustrado, e “Além o Alentejo”, de Dulce Guerreiro e Margarida Araújo.

A FLiS inclui ainda, para além de todas estas atividades uma feira do livro e exposições.

Comente esta notícia

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.