A Feira Gastronómica do Cardo visa “promover a disseminação do conhecimento científico e tecnológico associado à utilização gastronómica” daquela planta espinhosa, indicou o Centro de Biotecnologia Agrícola e Agroalimentar do Alentejo (CEBAL), um dos promotres, em parceria com a Universidade de Évora e o Instituto Politécnico de Beja.

O cardo é um recurso endógeno cuja principal valorização é o uso da flor para produzir queijo, mas “o conhecimento atual evidencia a multifuncionalidade da planta”, como fonte de bioingredientes de interesse para as indústrias alimentar e farmacêutica e de biomassa para diferentes aplicações industriais, explicou o CEBAL.

Segundo o CEBAL, em comunicando enviado à agência Lusa, a feira vai incluir uma programação diária com atividades que aliam “a tradição à inovação”, nomeadamente quatro conversas “picantes”, três demonstrações de cozinha e uma sessão de interação e transferência de conhecimento.

As atividades vão decorrer entre as 15:00 e as 18:30, no ‘stand’ do CEBAL e no Espaço Showcooking da Comunidade Intermunicipal do Baixo Alentejo, ambos localizados no Pavilhão Institucional da Ovibeja. 

As “conversas picantes” serão com investigadores, especialistas em gastronomia e produtores de cardo para abordar temas que irão permitir "ampliar" o conhecimento "em torno da valorização económica" da planta.

A variabilidade morfológica do cardo, o seu uso na gastronomia alentejana e também na cozinha portuguesa desde o século XVII e até à atualidade e a perspetiva de quem produz a planta para aplicações gastronómicas são os temas das conversas.

Em cada uma das demonstrações de cozinha, o cardo vai ser “reinventado nos mais diversos sabores” por um ‘chef’, que irá demonstrar como usar a planta como ingrediente de pratos doces ou salgados.

Já a sessão de interação e transferência de conhecimento visa “a valorização económica do cardo como ingrediente alimentar” e vai incluir prova de queijos e de uma tarte produzidos com cardo.

A Feira Gastronómica do Cardo é promovida no âmbito do “CynaraTeC”, um projeto de transferência de conhecimento e tecnologia financiado por fundos comunitários e que pretende “unir a investigação científica a diferentes setores industriais no apoio à valorização do cardo”.

Sob o tema central “Como alimentar o planeta?”, a edição deste ano da Ovibeja, a maior feira agropecuária do sul de Portugal, vai decorrer entre quinta e segunda-feira, no Parque de Feiras e Exposições de Beja.

Comente esta notícia

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.