Feira na cidade de Beja promove os “patrimónios” do sul
O vinho, os produtos agrícolas e a música são alguns dos “patrimónios” em destaque numa feira que arranca nesta quinta-feira em Beja, para celebrar e promover “a identidade” do sul do país nos domínios económico, cultural e turístico.

A feira “Patrimónios do Sul” vai decorrer até domingo no Parque de Feiras e Exposições Manuel Castro e Brito, naquela cidade alentejana, numa organização da câmara municipal em parceria com diversas entidades regionais e nacionais.
“O Município de Beja aposta neste evento como motor de desenvolvimento regional e valorização das culturas locais, colocando em destaque os patrimónios materiais e imateriais, tradicionais e inovadores”, destacou a autarquia em comunicado enviado à agência Lusa.
A edição de 2025 da feira “Patrimónios do Sul” volta a ter na música um dos seus grandes destaques e pelo palco vão passar, sempre às 22:30, Van Zee, hoje, a banda The Gift, amanhã, e Buba Espinho & Convidados, no sábado.
O programa musical inclui ainda cante alentejano e atuações de DJ, enquanto na manhã de domingo, pelas 11:00, terá lugar um espetáculo infantil com Bia Alegria.
A feira, que tem entradas gratuitas, integra ainda os espaços “Beja Educa”, “Artes do Sul”, “Caça, Pesca e Natureza”, “Beja Brava”, “Avibeja” e uma área de tasquinhas, com petiscos regionais.
A “Vinipax – Vinhos e Sensações do Sul” é outra das áreas da feira, com a presença de 40 expositores de várias regiões de Portugal e de Espanha, representando 60 produtores e mais de 350 referências de vinhos.
A Comissão Vitivinícola da Região de Trás-os-Montes é a região convidada desta edição do certame, que volta a integrar o espaço “Sul à Mesa”, onde os visitantes poderão “viver experiências únicas de harmonização entre os vinhos presentes e a gastronomia ímpar da região”.
A “Vinipax” conta ainda com uma loja de vinhos, onde os visitantes poderão adquirir diretamente os vinhos dos produtores.
A quarta edição do “Mercado de Alqueva” é outro dos destaques do certame, numa iniciativa da Empresa de Desenvolvimento e Infraestruturas do Alqueva (EDIA) para “valorizar a produção local”.
Este espaço conta com 10 bancas de produtores locais ligados à área do Alqueva, com venda direta e mostra de produtos.