“Todos os dias são necessárias 1.000 unidades de sangue – Dê sangue neste verão” é o mote da campanha de sensibilização que a FEPODABES promove a partir de hoje.

Em comunicado, a Federação destaca que nesta época os níveis das reservas de sangue são normalmente reduzidos, mas que este ano essa necessidade ainda é mais crítica com a vinda de mais de um milhão de jovens para a Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023, que irá decorrer em Lisboa, de 01 a 06 de agosto.

Nesse sentido, diz a Federação, “é crítico aumentar as reservas de sangue dos diferentes grupos sanguíneos”.

“Aproveitando que o país vai receber jovens vindos de inúmeros países, é importante que todos os cidadãos, mas em particular os jovens nacionais façam a sua dádiva por forma a prevenir necessidades inesperadas”, diz o presidente da FEPODABES, citado na nota.

Alberto Mota sublinha a importância de a população dar sangue nesta altura do ano, lembrando que “os doentes hospitalizados não vão de férias”.

As condições essenciais para ser uma pessoa dadora de sangue são ter entre 18 e 65 anos - idade limite para a primeira dádiva é 60 anos -, ter peso igual ou superior a 50 quilos e estar saudável.

Segundo o Instituto Português do Sangue e da Transplantação (IPST), os hospitais portugueses necessitam diariamente de 1.100 unidades de sangue e componentes sanguíneos.

Comente esta notícia

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.