Évora_27 prolonga prazos de candidaturas aos concursos “A Nossa Vez” e “O Nosso Laboratório” até 31 de janeiro
A Associação Évora 2027, entidade gestora da Capital Europeia da Cultura Évora_27, decidiu alargar até 31 de janeiro de 2026 o prazo de candidaturas aos concursos “A Nossa Vez”, dirigido a artistas, associações e agentes culturais do Alentejo, e “O Nosso Laboratório”, destinado a artistas e estruturas culturais internacionais.
Foto: Évora 2027
Em comunicado, a associação justifica a extensão dos prazos com o objetivo de promover uma participação mais ampla e reforçar a qualidade global das candidaturas às duas ‘open calls’.
O concurso “A Nossa Vez/Our Turn”, lançado a 10 de novembro e com uma dotação global de um milhão de euros, previa inicialmente o encerramento das candidaturas a 10 de janeiro de 2026. A iniciativa vai apoiar um total de 39 projetos artísticos, com financiamentos que variam entre os 10 mil e os 50 mil euros, destinando-se a artistas, coletivos, estruturas e organizações culturais do Alentejo.
Segundo a Associação Évora 2027, o concurso convida à apresentação de propostas de criação artística colaborativa e de projetos de programação, abrangendo todas as áreas artísticas e expressões do saber-fazer da região. Os projetos selecionados serão apresentados em 2027, em diferentes locais do território alentejano, contribuindo para enriquecer o programa artístico de Évora_27 e reforçar a visibilidade, a circulação e a promoção da cultura e da produção artesanal locais.
Já o concurso internacional “O Nosso Laboratório/Our Lab”, lançado a 13 de novembro, dispõe de uma dotação de dois milhões de euros. As candidaturas estavam previstas terminar a 13 de janeiro de 2026, passando agora a decorrer até ao final desse mês. Esta ‘open call’ pretende enriquecer o programa artístico e cultural de Évora_27, promovendo a diversidade cultural através da participação de criadores internacionais.
No total, serão selecionados até 38 projetos, desafiando artistas e estruturas culturais internacionais a explorar o conceito de “Vagar”, tema central da Capital Europeia da Cultura Évora_27. Podem candidatar-se artistas individuais ou coletivos e pessoas coletivas, públicas ou privadas, residentes ou com sede na Europa — com exceção de Portugal — ou em países extraeuropeus, desde que possuam experiência comprovada nas áreas a que se propõem.
A convocatória abrange áreas como teatro, dança, música, circo, artes de rua, ópera, arquitetura, design, novos media e projetos de cruzamento artístico.
O regulamento, o documento de perguntas frequentes e os formulários de candidatura de ambas as ‘open calls’ estão disponíveis no site oficial de Évora_27
