A apresentação está marcada para as 16.00 horas, e surge no âmbito das comemorações do 8º aniversário da elevação do Cante Alentejano a Património Cultural e Imaterial da Humanidade.

A Associação Grupo Juvenil Coral e Etnográfico Rouxinóis do Alentejo recorda, em nota de imprensa, que foi constituída em 2018, mas o grupo existe desde o ano 2000 quando foi representar Portugal num festival juvenil de música na Hungria. Então sob a direção musical e artística do Prof. Joaquim Mariano, dezenas de crianças passaram pelo grupo, participaram em diversas atuações pelo país fora e foram gravados trabalhos em CD áudio e DVD, incluindo recriações etnográficas associadas aos valores patrimoniais locais, tais como as tarefas dos ciclos do Pão, do Vinho e do Azeite.

Proporcionar aos jovens uma aprendizagem efetiva do Cante, a par de uma consolidação e maior enraizamento ao património cultural e imaterial da nossa região, contribuindo para fortalecer o sentido identitário e de pertença à comunidade é o principal objetivo.

Em 2020, com o inicio da pandemia, a atividade ficou suspensa, as crianças cresceram e foi necessário reconstituir toda a estrutura do grupo, incluindo os seus corpos sociais. Desde março deste ano a Associação tem vindo a focar os esforços na criação das condições para que o grupo coral e etnográfico se apresente publicamente a cantar o Cante tal como ele foi reconhecido como património da humanidade, a vozes sem recurso a instrumentos musicais.

Comente esta notícia

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.