Com início em Castro Verde, passagem pelos concelhos de Ourique, Odemira e Sines, e termino em Santiago do Cacém, o Caminho de Santiago Via Atlântico é lançado pela Entidade Regional de Turismo (ERT) do Alentejo e Ribatejo num evento que inlcui a realização de uma Fam Trip e de um Colóquio.

Este novo percurso, que se apresenta como uma variante ao Caminho Português Central em direção ao mar, vai ser experienciado em BTT por Operadores Turístico que, ao longo de cerca de 130 km, vão passar por Castro Verde, Garvão, Colos, Cercal, Praia do Pessegueiro e Porto Covo, ficando assim a conhecer alguns dos muitos testemunhos históricos do culto da Ordem de Santiago nestes territórios.

“Desde 2018 que a ERT tem vindo a estruturar e a implementar, no âmbito do produto Turismo Religioso, a oferta Caminhos de Santiago Alentejo e Ribatejo. Aos 1.400 km de percursos já existentes, juntam-se agora os 130 km do Caminho de Santiago Via Atlântico, que vem reforçar a nossa aposta em promover o vasto e rico legado da Ordem de Santiago na nossa região”, acentua Pedro Beato, Vice- Presidente da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo.
 Amanhã, segundo dia do evento realiza-se, em Porto Covo, um Colóquio intitulado “Caminho de Santiago –Via Atlântico ‘A Finisterra’ do Alentejo”, em cima da mesa temas como “O Fascínio pelo Mar: um Traço identitário comum a vários Caminhos de Santiago”, “Pontos de Convergências numa Geografia do Sagrado da Costa de Sines” e “A Ordem de Santiago e o Sistema Comendatário no Sudoeste Alentejano”.
Está ainda prevista a assinatura do protocolo de Guardião do Caminho de Santiago Alentejo e Ribatejo, e a estreia do filme promocional Caminho de Santiago Via Atlântico.

Comente esta notícia

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.