Enfermeiros marcam concentração para 15 de março junto do Ministério da Saúde
O Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP) marcou uma concentração para 15 de março em frente do Ministério da Saúde, durante a qual pretende entregar um caderno reivindicativo ao Governo, e admitiu desencadear outras formas de luta.
Os enfermeiros pretendem alterar um decreto de lei, por forma a “corrigir injustiças” e acelerar as progressões na carreira.
A campanha “Quero mudar o DL 71/19” foi apresentada em conferência de imprensa, em Lisboa, pelo presidente do SEP, José Carlos Martins, que frisou estar “claro” o quadro governativo para os próximos anos, com maioria do PS na Assembleia da República e um governo liderado por António Costa.
O sindicato quer alterar aspetos da carreira de enfermagem relacionados com a contagem de pontos e “valorizar a profissão”, explicou o dirigente sindical, especificando que uma nova carreira significa a aposentação mais cedo para compensar a penosidade e risco da profissão.
Caso não obtenham resposta às reivindicações, os enfermeiros decidirão outras ações de luta.
Questionado pelos jornalistas sobre a manutenção de Marta Temido como ministra da Saúde, o dirigente do SEP respondeu que mais importante do que “as personagens titulares dos cargos” são as medidas e o reforço do Serviço Nacional de Saúde (SNS).
Neste sentido, defendeu ser essencial tornar a profissão atrativa para captar novos profissionais.
Comente esta notícia
Destaques
Investimento de 400ME coloca mina de Aljustrel “na linha da frente da mineração”
Feira do Campo de Aljustrel pode ganhar dimensão mineira e energética
Praia Fluvial de Albergaria dos Fusos hasteou Bandeira Azul e Bandeira Praia Acessível

