O dia aberto inclui a realização de atividades na unidade URSA (Unidade de Recirculação de Subprodutos de Alqueva) em Vila Nova de S. Bento,com a participação de duas turmas da Escola Profissional de Agricultura de Serpa.

O objetivo desta iniciativa é mostrar que é possível fazer compostagem, de forma sustentável, criando valor onde antes havia um custo, devolvendo terra à terra, vida ao solo e futuro a este recurso essencial.

Para a EDIA o Dia Mundial do Solo é uma oportunidade para refletir e consciencializar o setor agrícola, desde os decisores até aos agricultores, bem como a população em geral, para a relevância do solo como recurso natural. 

A EDIA recorda que “os solos são fundamentais para a sustentabilidade da vida na Terra, pois constituem a base para o desenvolvimento agrícola, para as funções dos ecossistemas essenciais e segurança alimentar, reconhecendo-se particularmente o seu contributo para o crescimento económico, a biodiversidade, a agricultura sustentável, o combate às alterações climáticas e a preservação da qualidade da água.”

Comente esta notícia

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.