EDIA assinala 23 anos de Alqueva ao serviço da região
A EDIA assinala, hoje, os 23 anos de Alqueva ao serviço da região. Foi a 8 de fevereiro de 2002, que foi feito o encerramento das comportas da barragem de Alqueva procedendo-se assim ao início do enchimento da albufeira que virai a marcar uma “nova era” no Alentejo.
Foto: EDIA
De acordo com a EDIA, Alqueva trouxe para o Alentejo a “garantia de abastecimento público, crescimento económico da região, diversidade e aumento da produção agrícola, eficiência hídrica e energias renováveis, conservação da biodiversidade e proteção de ecossistemas, um destino turístico único”.
“Alqueva assenta no conceito de fins múltiplos e na gestão integrada da sua reserva estratégica de água.
Com Alqueva traçam-se caminhos para a água: caminhos que seguem para o abastecimento público, com o reforço a 5 barragens que abastecem cerca de 200 000 habitantes, para a agricultura, com uma área equipada de regadio, atualmente, de cerca de 130 000 hectares e uma área de expansão de mais 40 000 hectares, para a indústria, para produção de energia limpa e para o turismo.
O Empreendimento de Fins Múltiplos de Alqueva é um Projeto estruturante no Sul de Portugal assumindo-se como investimento âncora do desenvolvimento regional.
Este projeto encontra na barragem de Alqueva a Mãe de todo o Empreendimento e na sua albufeira o instrumento que garante o futuro da região, a água. O seu conjunto de infraestruturas permite concretizar o maior sonho do Alentejo e viabilizar do ponto de vista económico-social uma das regiões mais desfavorecidas na Europa.
A partir de Alqueva, interligam-se barragens e reservatórios garantindo a disponibilidade de água, mesmo em períodos de seca extrema, a uma área aproximada de 10 000 km2, divididos pelos distritos de Beja, Évora, Portalegre e Setúbal, abrangendo um total de 20 concelhos.
A albufeira de Alqueva, o maior lago artificial da Europa, estende-se por 83 km ao longo dos concelhos de Moura, Portel, Mourão, Reguengos de Monsaraz e Alandroal, ocupando uma área de 250 km2. A capacidade total de armazenamento da albufeira de Alqueva é de 4 150 milhões de m3, sendo de 3 150 milhões de m3 o seu volume utilizável em exploração normal.”
Excerto da apresentação de Alqueva feita pela EDIA na sua página de internet em www.edia.pt
Comente esta notícia
Destaques
Beja reforça papel estratégico com edifício para Esquadra dos A-29N Super Tucano
PJ investiga incêndio que deixou homem desalojado em Ferreira do Alentejo
Encerramento do Serviço de Urgência do Hospital de São Paulo em Serpa até 3 de janeiro
