Foto: Justino Engana

O Castelo de Beja, monumento nacional, é uma fortificação medieval. A sua Torre de Menagem, com quase 40 metros de altura, é considerada por alguns autores como a torre militar mais alta do país.

O Castelo de Beja, nomeadamente a sua Torre de Menagem, é o monumento mais conhecido e emblemático da cidade. Trata-se de uma fortaleza gótica, cuja construção teve início no século XIII, logo após a conquista cristã da cidade, prolongando-se pelos séculos XIV e, possivelmente, XV.

Destacando-se do conjunto da fortaleza, ergue-se a imponente Torre de Menagem, com quase quarenta metros de altura, considerada por alguns especialistas como uma obra-prima da arquitetura militar gótica europeia.

Para além do castelo, são ainda visíveis as muralhas que, datando do mesmo período, cercavam a cidade medieval, restando vinte e oito torres e respetivos panos de muralha.

A segunda sala é a mais bela do castelo, de acordo com a descrição de Túlio Espanca “(…) magnífica é a cobertura octogonal, de ogivas e nervagem polinervada, assente em modilhões com cordão boleado e capitelação esculpida graciosa e pitorescamente com figuras atlantes e anjos, nas mais esforçadas posições. Radiando a estrela axial, de artesões revestidos de estuques trabalhados, dezassete bocetos de folhagem de gótico flamejante, concedem um movimento e particular encantamento a esta obra extraordinária de arquitetura aparente de inícios do séc. XV e do reinado de D. João I, onde se refletem, também, as influências estilísticas e construtivas árabes”.

Na terceira sala, mais simples, destacam-se sobretudo as decorações figurativas antropo-zoomórficas. Destacamos ainda a particularidade das inúmeras siglas de canteiros que participaram na construção ao longo dos séculos XIV/XV. Desta sala acedemos ao eirado, protegido com merlões de ponta de diamante, a partir do qual se pode apreciar um dos mais belos panoramas que Beja pode proporcionar, a planície no seu esplendor.

Na praça de armas encontra-se a Casa do Governador, edifício que sofreu profundas alterações nos finais da década de 30 por ação da DGEMN, no sentido de valorizar e conservar o Castelo de Beja.

informações retiradas do site da C.M.Beja

Comente esta notícia

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.