Consciencializar para as consequências negativas da diabetes na vida dos cidadãos, sensibilizando-os para adotarem um estilo de vida saudável é o principal objetivo deste dia. Pretende-se, ainda, realçar a importância das políticas públicas para a prevenção e tratamento da diabetes.

A Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo (ULSBA) assinala a data com a realização de uma sessão com o tema ‘A minha diabetes na minha escola". A iniciativa decorre pelas 17.30 horas, na sala de conferências do Hospital José Joaquim Fernandes.

A ULSBA afirma que este ano o foco é “a Diabetes Tipo 1, uma forma de diabetes menos frequente, mas que atinge sobretudo as crianças e jovens e que, de acordo com dados nacionais e mundiais se diagnostica anualmente em número crescente.”

É ainda acrescentado que “estas crianças e jovens, dado o seu grupo etário, passam muito do seu tempo na Escola. O seu tipo de diabetes tem particularidades específicas e a sua autonomia tem ao logo do seu crescimento diferentes graus.”

As distintas formas de tratamento, de acordo com a ULSBA “apesar de facilitadas pela constante inovação tecnológica, tem uma inerente complexidade que ditou a emanação de normas e orientações pela DGS bem como um despacho ministerial conjunto do Ministério da Saúde e da Educação.”

Para lá dos normativos publicados, a ULSBA considera que “só com a cooperação entre todos os implicados no seu acompanhamento, famílias, equipa de diabetologia, equipa de saúde escolar, agrupamentos de escolas e autarquias, se poderá conseguir a inclusão plena e a não discriminação destas crianças e jovens e contribuir para a sua vida saudável, completa e feliz. “

Ao longo deste mês, a ULSBA assinala o Dia Mundial da Diabetes em todos os centros de saúde da sua área de influência.

Comente esta notícia

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.