Esta Campanha, que surge no âmbito da Literacia em Saúde, pretende sensibilizar para a problemática da resistência aos antibióticos e para a utilização segura e adequada dos antibióticos. A utilização desnecessária ou excessiva de antibióticos não tem qualquer benefício para o doente e promove a seleção de bactérias mais resistentes e, portanto, mais difíceis de tratar. A crescente resistência das bactérias aos antibióticos cria um cenário preocupante de progressiva perda da efetividade do antibiótico. 

Dados do Eurobarómetro continuam a colocar Portugal abaixo da média Europeia no que diz respeito ao conhecimento da população sobre os antibióticos, pelo que é fundamental a promoção de campanhas de consciencialização do cidadão, enquanto parte ativa na tarefa de preservação da efetividade do antibiótico através do seu uso responsável e sensato. 

“Antibióticos é tudo ou nada, NÃO TOME POR TUDO E POR NADA” é o lema desta campanha que apresenta três ideias chave sobre antibióticos, salvam vidas quando usados para tratar infeções graves, mas não têm qualquer utilidade para tratamento de infeções causadas por vírus, como gripes e constipações, são para tomar como o médico indicar, e nunca sem o médico receitar e as medidas individuais para prevenir infeções (como por exemplo a lavagem das mãos e a etiqueta respiratória) são muito importantes.

Comente esta notícia

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.