António Costa falou aos jornalistas, desde o Palácio da Ajuda, em Lisboa, no final do Conselho de Ministros que esteve reunido para aprovar o plano do Governo de desconfinamento do país.

O primeiro-ministro disse que chegou o momento de, “com segurança”, falar de um “plano de reabertura progressiva da sociedade portuguesa”, uma “reabertura a conta-gotas”.

O plano de desconfinamento prevê que na próxima 2ºfeira, dia 15, abram as creches, pré-escolar, 1º Ciclo, ATL’s, cabeleireiros, manicures, comércio ao postigo, livrarias, bibliotecas, missas, mediação imobiliária e comércio automóvel.

A circulação entre concelhos de Portugal continental vai estar proibida no fim de semana de 20 e 21 de março e no período da Páscoa, entre 26 de março e 05 de abril, anunciou o primeiro-ministro, António Costa.

O primeiro-ministro avisou que as medidas da reabertura serão revistas sempre que Portugal ultrapassar os “120 novos casos por dia por 100 mil habitantes a 14 dias” ou sempre que o índice de transmissibilidade ultrapasse o 1.

O plano do Governo de desconfinamento do país foi apresentado poucas horas depois do 13º Estado de Emergência ter sido aprovado na Assembleia da República.

A partir do dia 5 de abril são retomadas as aulas presenciais do 2º e 3º ciclos (e ATL’s para as mesmas idades), equipamentos sociais na área da deficiência; museus, monumentos, palácios, galerias de arte e similares;  lojas até 200 m2, com porta para a rua;  feiras e mercados não alimentares (por decisão municipal); esplanadas (máx. 4 pessoas); modalidades desportivas de baixo risco; atividade física ao ar livre até 4 pessoas e ginásios sem aulas de grupo.

A 19 de abril regressam os ensinos Secundário e Superior, cinemas, teatros, auditórios, salas de espetáculos; lojas de cidadão com atendimento presencial por marcação; todas as lojas e centros comerciais; restaurantes, cafés e pastelarias (máx. 4 pessoas ou 6 em esplanadas) até às 22h ou 13h, ao fim de semana e feriados; modalidades desportivas de médio risco; atividade física ao ar livre até 6 pessoas e ginásios sem aulas de grupo; eventos exteriores com diminuição de lotação; casamentos e batizados com 25% de lotação.

A partir de 3 de maio, reabrem os restaurantes, cafés e pastelarias (máx. 6 pessoas ou 10 em esplanadas) sem limite de horário; todas as modalidades desportivas; atividade física ao ar livre e ginásios; grandes eventos exteriores e eventos interiores com diminuição de lotação; casamentos e batizados com 50% de lotação

Comente esta notícia

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.