Fruto de uma parceria entre as Universidades da Madeira e de Évora e a autarquia de Cuba, o livro foi apresentado, no último sábado, no âmbito das comemorações do centenário do nascimento do escritor

Coordenado por Odete Jubilado, da Universidade de Évora e Celina Martins, da Universidade da Madeira, ambas doutoradas em Literatura Comparada, o livro é constituído por vários capítulos para os quais foram convidados investigadores nacionais e internacionais especialistas da obra de José Saramago, privilegiando uma vertente comparatista no estudo da sua obra.

Esta publicação é um contributo inovador, já que visa promover o diálogo inédito de José Saramago com outros escritores, de modo a refletir sobre temas comuns e cosmovisões diversificadas.

Celina Martins revelou que um dos grandes objetivos desta obra passa por dar ao “leitor uma perspetiva universal e englobante do pensamento filosófico e romanesco de José Saramago”. Para tal, foram desafiados vários estudiosos “a investigar de maneira pioneira a escrita de Saramago em comparação com outros escritores e filósofos do século 20”. A reforçar a importância desta obra e o seu caráter inovador, Odete Jubilado afirmou que esta “é uma nova abordagem sobre a obra de Saramago. Uma abordagem que permite olhar para Saramago de outra forma, como um cidadão do mundo”. De acordo com a autora, este livro pretende ainda servir de “incentivo aos leitores a ler a obra de José Saramago”. 

Comente esta notícia

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.