Melhorar o bem-estar das pessoas com demência bem como das pessoas que delas cuidam, com especial enfoque nos cuidadores informais, contribuindo para uma comunidade onde todos possam estar mais capacitados para lidar com a doença é o principal objetivo deste projeto.

A autarquia de Cuba recorda que “a demência é uma doença que reduz progressivamente a capacidade cognitiva e, eventualmente, a capacidade física, interferindo na realização de simples atividades diárias levando à necessidade de cuidados continuados, sobrecarregando cuidadores informais, que ainda pouco contam com o apoio de profissionais especializados, tornando-se imprescindível que disponham de algumas ferramentas para auxiliar as suas tarefas”. O município cubense apresenta como exemplo o Manual do Cuidador, elaborado por um grupo de professores da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra, disponível no link http://monographs.uc.pt/iuc/catalog/book/4.

O projeto, através de colaboração multissetorial, equidade, capacitação, prevenção e integração de serviços de proximidade, pretende melhorar a condição de vida de pessoas com demência, das suas famílias e cuidadores. Paralelamente diminui o impacto social e económico da demência na comunidade.

 

Comente esta notícia

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.