CPCB sensibiliza para a inclusão
“Amigos (Im)Perfeitos” é o mote para um projeto que o Centro de Paralisia Cerebral de Beja (CPCB) promove, a partir de hoje e até ao próximo dia 30. Um projeto para celebrar a diversidade, onde pessoas e animais, unidos pela diferença, inspiram uma comunidade mais consciente, justa e inclusiva.

Foto: Justino Engana
Este projeto resulta de uma parceria entre o CPCB e o fotógrafo Carlos Filipe, que se tem dedicado à captação de imagens de animais com deficiências ou limitações físicas, estabelecendo um paralelo poderoso com a realidade das crianças com deficiência.
No âmbito deste projeto no corredor principal do CPCB vai estar patente uma exposição fotográfica da autoria de Carlos Filipe, acompanhada por trabalhos artísticos de alunos dos agrupamentos escolares de Beja, desenvolvidos com base no mesmo mote da inclusão e da aceitação da imperfeição como forma de beleza e humanidade.
O projeto inclui também uma campanha solidária de recolha de bens alimentares e outros produtos essenciais, a favor da Associação Bigodes de Rua, dedicada ao resgate e apoio de animais em situação de vulnerabilidade.
No último dia do projeto, 30 de maio, realiza-se, de manhã, uma caminhada solidária. O custo da participação é simbólico o convite é que os participantes entreguem um bem destinado à Associação Bigodes de Rua.
Da parte da tarde, nas instalações o CPCB vai ser palco de uma ação de sensibilização com a presença de Carlos Filipe, que vai partilhar o seu testemunho e a sua experiência na interseção entre arte, inclusão e causa animal.