COVID: atividade na ULSBA retomada “na plenitude”
Após o cancelamento de mais de um milhão de consultas e de 150 mil cirurgias devido à covid-19, os hospitais estão a recuperar toda a atividade. Na Unidade Local de Saúde do Alentejo a atividade foi retomada “na plenitude”
NA ULSBA realizadas 1.285 cirurgias e 30.000 consultas, sendo
a Neurologia a especialidade com maiores constrangimentos, mas já estão a ser
feitas diligências para ultrapassar o problema.
Na Unidade Local de Saúde (ULS) do Baixo Alentejo/Hospital de Beja, “a atividade assistencial está a progredir no sentido da realização do máximo de atividade possível, tendo em conta as exigíveis normas de segurança” que levam à diminuição do número de consultas e de cirurgias, uma vez que existe no mesmo espaço pré-covid, uma sala cirúrgica dedicada a doentes covid.
Para minimizar esta situação, o hospital contratou produção adicional fora do horário de trabalho para realizar consultas e cirurgias.
Fonte do hospital indicou que ainda não foram atingidos “os indicadores de acesso pretendidos uma vez que esta retoma só se encontra efetivamente em curso a partir de março, momento a partir do qual se verificou uma redução da necessidade de recursos para o atendimento de doentes covid”.
No entanto, a lista de espera cirúrgica apresenta no fecho do primeiro trimestre uma redução de 2% face ao período homologo e a ULS do Baixo Alentejo espera que a lista de espera para consultas possa atingir um “valor dentro da normalidade no final do 1º semestre de 2021”.
Comente esta notícia
Destaques
Beja reforça papel estratégico com edifício para Esquadra dos A-29N Super Tucano
PJ investiga incêndio que deixou homem desalojado em Ferreira do Alentejo
Encerramento do Serviço de Urgência do Hospital de São Paulo em Serpa até 3 de janeiro

