Este Congresso internacional é organizado pelas Cooperativas Agro-alimentares de Espanha, com a participação das uniões territoriais da Andaluzia, Castilha e Leon e Extremadura, pela Federação Andaluza de Agrupamentos de Defesa Sanitária Animal, a ACOS-Associação de Agricultores do Sul e a União dos Agrupamentos de Defesa Sanitária do Alentejo, contando com o AgroBank como patrocinador principal e com o apoio de diversas outras entidades patrocinadoras e colaboradoras.

A comunicação de abertura está marcada para as 9.30 horas, do dia 1 de dezembro, a cargo do Chefe Adjunto da Unidade de Previsões da PAC DG AGRI da Comissão Europeia, Ricard Ramón, que analisará as estratégias europeias para a pecuária extensiva, dando lugar à primeira Mesa Redonda, que abordará a produção pecuária em extensivo em Espanha e em Portugal, e a contribuição das novas tecnologias aplicadas.

A sanidade animal e vegetal será o tema central de outra das Mesas que compõem este congresso em que, entre outros temas, serão abordados os avanços da investigação no que diz respeito à vacina contra a Peste Suína Africana e o montado/dehesa como recurso.

Posteriormente terá lugar a inauguração oficial do III Congresso Luso-Espanhol de Pecuária Extensiva, às 13.00 horas, a cargo do presidente da Junta da Extremadura, Guillermo Fernández Vara, a Ministra da Agricultura e Alimentação de Portugal, Maria do Céu Antunes e o Ministro da Agricultura, Pescas e Alimentação de Espanha, Luis Planas Puchades.

O congresso prossegue, da parte da tarde, com análise do ecossistema do montado/dehesa como gerador de valor, assim como a promoção e comercialização de produtos deste sistema agrosilvopastoril. Entretanto, e a acontecer durante todo o congresso, serão apresentadas comunicações de investigação científica relacionadas com os assuntos abordados no decorrer do congresso.

A jornada do dia 2 de dezembro do III Congresso Luso-Espanhol de Pecuária Extensiva arranca com o tema sobre a sustentabilidade e a futura Política Agrícola Comum (PAC). Mais tarde, a partir das 12.30 horas, são apresentadas as conclusões, entregues os prémios e é feito o encerramento do evento, que ficará a cargo da conselheira de Agricultura, Desenvolvimento Rural, População e Território da Junta da Extremadura, Begoña García Bernal.

Comente esta notícia

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.