A preservação do Cante Alentejano, está a ser garantida através do projeto VITA9, CLDS 4G de Alvito, coordenado pela Associação Terras Dentro realizando-se todas as quartas-feiras, desde 31 de março, na Biblioteca Municipal, sessões para os mais jovens sobre o cante alentejano, poesia popular, estórias e dizeres populares tradicionais, história do património local e ainda artes e ofícios em vias de extinção.

A ideia central desta iniciativa é garantir a passagem do testemunho intergeracional, o que tem acontecido ao longo dos últimos meses, num total de 22 sessões, abrangendo 40 crianças e jovens do concelho de Alvito, com a colaboração crucial do Grupo Coral Papa Borregos.

Perante o enorme entusiasmo e interesse demonstrado pelas crianças e jovens pelo cante alentejano, a prática das modas alentejanas acabou por ser incluída em todas as sessões, quer as realizadas em contexto escolar, quer as realizadas na Biblioteca Municipal.

A responsável do Contrato Local de Desenvolvimento Social de Alvito, Daniela Perdigão, considera ser “com um enorme orgulho que vimos o cante alentejano voltar a ter impacto nas gerações mais novas. É notória a motivação dos jovens, tanto que estes em pouco tempo de treino solicitaram fazer uma atuação pública, para assim poderem demonstrar o resultado do seu esforço, a qual decorreu efetivamente em Alvito e Vila Nova da Baronia”.

Relativamente à passagem de conhecimento teórico, esta foi transmitida pelos membros do grupo coral Papa Borregos, sendo trabalhada a temática da poesia e dos dizeres populares, tendo o membro mais velho do grupo coral, a D. Teresa, declamado poemas da sua autoria.

“Os jovens ficaram ainda a conhecer alguns dos trajes tradicionais, nomeadamente o da ceifeira e o da vindima, tendo-lhes sido explicado como decorre todo o processo de produção do vinho, desde a apanha da uva até ao produto final. Foram igualmente abordadas algumas das artes e ofícios ancestrais na nossa região, como a produção de queijo, a tosquia, os segredos do pastoreio e muitas outras curiosidades”, salienta Daniela Perdigão do CLDS 4G de Alvito.

Este projeto VITA9, CLDS 4G de Alvito, cumpre desta forma, uma das suas preocupações que é garantir que as novas gerações conheçam as tradições locais, nomeadamente o cante alentejano e continuem a dar voz a esta expressão de arte e cultura alentejana. 

Galeria de fotos

Comente esta notícia

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.