Durante a visita, a Alta-Comissária teve oportunidade de conhecer em maior profundidade o trabalho desenvolvido pela Cáritas Diocesana de Beja, nas suas diferentes valências. O encontro reforçou a relação de proximidade e parceria entre as duas entidades e abordou o trabalho desenvolvido em conjunto na região com vista à integração da população migrante, pessoas refugiadas e das comunidades portuguesas ciganas.

A formação profissional no setor agrícola, a inserção profissional por via dos projetos das duas Instituições e o reforço da aprendizagem da Língua Portuguesa foram alguns dos temas abordados durante a visita, considerados fundamentais para a promoção de uma integração plena.

O Centro Nacional de Apoio à Integração de Migrantes (CNAIM)  de Beja, que resulta de um protocolo de colaboração entre o ACM e a Câmara Municipal de Beja, está em funcionamento desde agosto de 2021. Este Centro, situado nas instalações da Ovibeja, integra o Gabinete de Assuntos Sociais e Inclusão (GASI), o Gabinete de Políticas Locais de Integração de Migrantes (GAPLIM) e a coordenação nacional do Gabinete de Apoio à Inserção Profissional, Ensino Superior e Qualificação (GAIPESQ). Em breve abrirá também o Gabinete de Apoio Jurídico (GAJ) e o Núcleo de Apoio às Comunidades Ciganas (NACI).

Comente esta notícia

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.