Foto: Justino Engana

“O orçamento que temos cobre todas as despesas [da CIMBAL] e esperamos que 2024 nos traga avisos comunitários no âmbito do [programa regional] Alentejo 2030”, disse hoje à agência Lusa o presidente do conselho intermunicipal, António Bota.

O também presidente das Câmara de Almodôvar acrescentou que, perante este quadro, a comunidade intermunicipal não quis “trabalhar sem rede”.

“Trabalhamos com o que é real e com o que podemos contar, que são as subvenções do Estado e a receita dos municípios, assim como com os fundos comunitários já aprovados e em curso”, frisou.

Em comunicado enviado à Lusa, a comunidade intermunicipal, que junta 13 das 14 câmaras municipais do distrito de Beja - com exceção de Odemira -, explicou que o seu orçamento para este ano prevê “o arranque do novo período de programação de fundos comunitários”.

Nesse âmbito, a CIMBAL referiu que as áreas da promoção do sucesso escolar, da formação profissional para os trabalhadores das autarquias e da modernização administrativa “serão objeto de candidaturas de âmbito supramunicipal”.

Ao longo de 2024, a instituição pretende também dar continuidade a “um conjunto de projetos transnacionais” já em curso, nomeadamente o LynxConnect, Resist, RAIA, Agenda 2030 e Transcom_Euroace, “beneficiando de financiamento comunitário de diversos programas da União Europeia”.

Comente esta notícia

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.