Este investimento, que vai ser gerido pela CIMBAL enquanto Organismo Intermédio, vai permitir o acesso dos treze municípios ao financiamento de fundos comunitários do período de programação PT2030. Vai ser elaborado o respetivo Plano de Ação, que será objeto de negociação com a Autoridade de Gestão do Alentejo 2030.

Nesta reunião foram também assinados os protocolos de financiamento estabelecidos entre a CIMBAL e os municípios, ao abrigo do programa RecolhaBio-Apoio à implementação de projetos de recolha seletiva de biorresíduos, no montante de quase um milhão de euros, financiado a 100% pelo Fundo Ambiental.

O período Antes da Ordem do Dia contou com representantes da ESDIME, para apresentação do projeto TerrAlimenta.

Este projeto, financiado pelo PDR 2020, tem uma parceria alargada constituída pela CIMBAL pelos cinco Grupos de Ação Local com atividade no Baixo Alentejo (ESDIME, Terras Dentro, Rota do Guadiana, Terras do Baixo Guadiana e Alentejo XXI). Conta ainda com as câmaras de Mértola e Ourique, Associação Terra Sintrópica, Direção Regional de Agricultura e Pescas do Alentejo, Associação In Loco e “O Prato Certo”.

Implementar um Sistema Alimentar Territorializado que promova uma alimentação sustentável, saudável e tendencialmente de base local, promover a capacitação dos agentes do território, tendo por base os princípios da Dieta Mediterrânica, assim como, proporcionar uma aprendizagem colaborativa e definir um modelo de governança para uma futura Bacia Alimentar regional são os principais objetivos.

O TerrAlimenta deverá começar no próximo mês de março.

 

Comente esta notícia

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.