CIMBAL partilha excedentes de energia renovável com duas IPSS’s
A CIMBAL-Comunidade Intermunicipal do Baixo Alentejo deu por concluído o processo de implementação do seu projeto piloto de Autoconsumo Coletivo (ACC) que vai permitir a partilha excedentes de energia renovável com duas IPSS’s da cidade.
Para formalizar a partilha de energia produzida pela Unidade de Produção para Autoconsumo (UPAC) instalada na sede da CIMBAL foi celebrado um Protocolo de Constituição e Cooperação em Autoconsumo Coletivo. O documento foi assinado entre a CIMBAL, a Fundação Manuel Gerardo de Sousa e Castro e o Centro Infantil Coronel Sousa Tavares, permitindo a partilha gratuita dos excedentes de energia renovável produzidos pela instalação fotovoltaica da CIMBAL.
Estas duas instituições, na valência de acolhimento, disponibilizam alojamento a crianças e jovens, com funcionamento aos fins de semana e feriados, possibilitando o consumo de significativos excedentes de energia nestes períodos, onde o consumo na sede da CIMBAL é reduzido.
O projeto piloto de Autoconsumo Coletivo (ACC) da CIMBAL está integrado no TRANSCOM_EUROACE, financiado pelo Programa Interreg POCTEP. Promover o desenvolvimento de comunidades energéticas locais e soluções inovadoras para uma transição energética mais sustentável nos territórios da EUROACE é o principal objetivo.
Comente esta notícia
Destaques
Investimento de 400ME coloca mina de Aljustrel “na linha da frente da mineração”
Feira do Campo de Aljustrel pode ganhar dimensão mineira e energética
Praia Fluvial de Albergaria dos Fusos hasteou Bandeira Azul e Bandeira Praia Acessível
