Foto: Justino Engana

Afirma o grupo da CDU, que “num distrito como o nosso, o tema das acessibilidades foi uma questão que uniu as forças políticas, pelo menos nas palavras e nem sempre nas ações e nas propostas ou na votação das propostas para este vasto território” acrescentando ainda que “a ferrovia e a rodovia, carecem de investimento estrutural como forma de alicerçar novos investimentos, população e desenvolvimento. A ligação à Funcheira, o IP8 em formato de autoestrada, continuam a ser decisivos para esta região.”

Quanto ao Plano Regional de Eficiência Hídrica do Alentejo recorda que em 14 de janeiro de 2020, foi publicado um Despacho, que determinou a elaboração deste Plano, numa tentativa de responder aos problemas estruturais da seca, fenómeno que tende a agravar-se em resultado dos processos de alterações climáticas.

Este Plano, visa fundamentalmente, além de várias outras intervenções na região, o aumento da eficiência hídrica na cadeia de captação, transporte e distribuição da água em alta e nos ciclos urbanos da água, fundamentalmente na redução de perdas na distribuição em baixa.

Ainda segundo a CDU, no mesmo dia foi publicado um Despacho referente ao Plano Regional de Eficiência Hídrica do Algarve, passados mais de 3 anos, o Plano do Algarve encontra-se já aprovado e abertas as candidaturas, nomeadamente avisos relativos à redução de perdas de água no setor urbano, destinadas a autarquias e suas associações, setor empresarial local e empresas concessionárias locais, com uma dotação de 7 milhões de euros. Encontram-se também já publicado aviso para a redução de perdas e aumento da eficiência no setor agrícola com uma dotação de 4 milhões de euros.

De acordo com o Grupo da CDU na Assembleia Intermunicipal da CIMBAL “até a esta data, ninguém explicou ainda qual a razão para este atraso, quer na aprovação, quer no lançamento de avisos de candidaturas.”

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