Foto: Vítor Besugo

Na sequência dos anteriores contributos efetuados aquando do Plano Nacional de Investimentos 2030, a CIMBAL reivindica a concretização, com recurso às verbas do PRR, do IP8 nomeadamente a execução imediata do troço Santa Margarida do Sado/Beja (rotunda da Malhada Velha/Rotunda do Aeroporto) comportando via 2+2, com o percurso previsto no PRN e com perfil de Itinerário Principal. Conclusão da ligação até à Fronteira de Vila Verde de Ficalho com as mesmas características, assim como, a conclusão dos troços em falta, no IC 27.

A ferrovia, e a Linha do Alentejo, também são abordadas, é exigida a modernização e eletrificação da ligação Casa Branca-Beja- Ourique.

A outra reivindicação diz respeito à ligação do Empreendimento de Fins Múltiplos de Alqueva (EFMA) à albufeira do Monte da Rocha tendo em conta o estado de maturidade do projeto que permite avançar rapidamente. Esta ligação, segundo a CIMBAL, reforçará o abastecimento público de água para consumo humano nos concelhos de Almodôvar, Castro Verde e Ourique e, parcialmente nos concelhos de Odemira e Mértola; irá ainda proporcionar cerca de 2800 hectares de novas áreas de regadio.

 A CIMBAL afirma que, “não obstante se constatar que a esmagadora maioria das verbas são direcionadas para as áreas mais populosas, designadamente as áreas metropolitanas, é nosso entendimento que este instrumento deve disponibilizar recursos para o interior do país, nomeadamente para o Baixo Alentejo, de forma a poder concretizar investimentos absolutamente fundamentais e há muito aguardados (…e prometidos!).”

 

Comente esta notícia

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.