O Centro Contenda Natur constitui um polo de receção destinado ao acolhimento e prestação de informação aos visitantes da Herdade da Contenda.

O evento, que contou com a presença da secretária de Estado do Turismo, Comércio e Serviços, Rita Marques, começou com a apresentação do projeto, seguiu-se a apresentação do vídeo promocional dos percursos pedestres e efetuada a visita às instalações.

A obra de requalificação dos antigos edifícios da Guarda Fiscal de Vale de Malhão decorreu entre novembro de 2020 e setembro de 2022. O projeto de arquitetura esteve a cargo do arquiteto Tiago Mota Saraiva. O Projeto Contenda Natur tem um investimento total elegível a rondar os 296 mil euros, com uma comparticipação de 90% do Turismo de Portugal no âmbito do PROGRAMA VALORIZAR – Linha de Apoio à Valorização Turística do Interior.

Este projeto inclui várias atividades onde se salienta, entre outras, a criação do Centro Contenda Natur, a execução de percursos pedestres (conceção, sinalização no terreno, vídeo promocional, aplicação mobile e folheto), a aquisição de uma viatura adaptada a pessoas de mobilidade reduzida (inserida na ação Contenda para Todos), a aquisição de equipamento e a execução de uma exposição permanente.

Quanto aos objetivos do projeto, o município destaca a qualificação da Contenda como destino turístico diferenciado, a valorização económica sustentável dos recursos naturais, a dinamização da economia local, a preservação da autenticidade local e a promoção da atividade turística como fator de coesão social.

Para a dinamização do Centro Contenda Natur será estabelecido um planeamento e programação específicos, desenvolvido por uma equipa pluridisciplinar constituída por elementos do Município de Moura e da Empresa Municipal Herdade da Contenda.

Comente esta notícia

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.