A sessão online “SubProMais – Utilização de subprodutos da agroindústria na alimentação animal”, tem início às 11:00 horas, com Maria Teresa Dentinho, Investigadora no Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária (INIAV – Pólo Santarém), no âmbito do Ciclo de Conferências “Coprodutos Agroindustriais & Alimentação Animal - Para uma produção animal circular”, organizado pelo CEBAL.  

A sessão vai abordar os resultados obtidos da caracterização de subprodutos das regiões do Ribatejo e do Alentejo, que permitem aumentar a sua integração nas dietas de animais, contribuindo para reduzir os custos da alimentação animal e aumentar a rentabilidade das explorações pecuárias.

De acordo com o CEBAL, “as indústrias agroalimentares geram grandes quantidades de subprodutos, ou seja, produtos secundários resultantes da atividade agrícola e do processo de fabrico, mas que são importantes fontes de nutrientes primários e de compostos bioativos que podem ser utilizados na alimentação animal”.

Esta sessão, explica o CEBAL, “pretende dar a conhecer o conjunto de informação gerada no âmbito do Grupo Operacional SubProMais - Utilização de subprodutos da agroindústria na alimentação animal, relacionada com os subprodutos agroindustriais disponíveis na região do Ribatejo e Alentejo, como por exemplo, a capota da amêndoa, bagaço de azeitona, batata-doce, repiso de tomate, entre muitos outros”.

“Essas informações relacionam-se com as suas características químicas e nutricionais, os métodos de conservação adequados para poderem ser utilizados fora da sua época de produção, e a definição de dietas equilibradas e de baixo custo, que vão ao encontro das necessidades dos animais, sem alterar a qualidade dos produtos obtidos, para assim esses subprodutos possam ser utilizados na alimentação animal com sucesso”, adianta.

Acrescenta que “a transferência deste conhecimento pretende contribuir para aumentar a sustentabilidade dos setores agrícola e animal, com a redução dos custos com a alimentação animal, pela substituição de matérias-primas importadas e mais caras e, consequentemente, aumentando o rendimento das empresas geradores de subprodutos pela sua valorização e pela redução dos custos associados com a sua eliminação”.

A sessão online pode ser acompanhada, em direto, na plataforma zoom, é aberta ao público e pretende chegar a todos os interessados no tema.

Comente esta notícia

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.