CDU apresenta 17 medidas prioritárias no compromisso eleitoral para Beja
São 17 as “medidas prioritárias” que fazem parte do compromisso eleitoral da CDU para o distrito de Beja. O documento foi apresentado numa sessão na Cafetaria do Pax Julia na presença de candidatos, militantes e simpatizantes da CDU, a coligação que junta PCP e PEV.

A CDU propõe o aumento geral dos salários para todos os trabalhadores com a elevação do salário mínimo nacional para os 1.000 euros ainda em 2025, com um aumento de 15% dos salários médio num mínimo de 150 euros e a redução da jornada de trabalho para 35 horas semanais. É também proposto o aumento das pensões e reformas com um aumento de 5%, com mínimo de 70 euros e efeitos retroativos a janeiro.
Na saúde, a proposta passa pela requalificação do Hospital de Beja e a construção do novo edifício, assim como, a reversão do Hospital de São Paulo em Serpa para o SNS e a qualificação dos centros de saúde.
Concretizar a reposição das freguesias já aprovadas na Assembleia da República e prosseguir o processo incluindo mais freguesias de maneira a respeitar a vontade das populações é outra medida do compromisso eleitoral.
No que toca às acessibilidades a CDU quer a conclusão de forma faseada do IP8 em perfil de autoestrada entre Sines e Vila Verde de Ficalho e o IC17 entre Castro Marim e o IP2 passando por Mértola, a ligação direta de comboio entre Beja e Lisboa e entre Beja e Faro, assim como, a eletrificação e modernização da linha entre Casa Branca-Beja e Beja-Funcheira. Ainda neste capítulo a CDU defende a construção da ligação do IP8 e da linha ferroviária ao Aeroporto de Beja com a valorização desta infraestrutura numa perspetiva múltipla de transporte de mercadorias e passageiros e de área de acolhimento empresarial.
Para a CDU é também fundamental promover a eficiência hídrica e assegurar recursos financeiros para os investimentos no âmbito do ciclo urbano da água.
Na educação a CDU defende um reforço de financiamento do IPBeja e a garantia de financiamento para intervenções em escolas do ensino básico e secundário.
A elaboração de um Plano Estratégico para a Zona de Influência do Empreendimento de Fins Múltiplos de Alqueva, a construção dos perímetros de rega de Vidigueira, Moura, Póvoa/Amareleja e a definição de prioridades para o uso da água, incentivando à diversificação de culturas agrícolas, assim como, a implementação de um plano de apoio à agricultura de sequeiro e a monitorização e controlo do efeito na saúde pública e na paisagem das práticas agrícolas intensivas e superintensivas são outras medidas do compromisso eleitoral que a CDU apresenta à população do distrito de Beja.
A coligação que junta PCP e PEV defende ainda medidas de incentivo e apoio à industrialização do distrito com destaque para a fileira agroalimentar, a valorização das potencialidades mineiras de Neves-Corvo e Aljustrel, salvaguardando o ambiente e incentivando a transformação do minério na região-
Nas medidas prioritárias apontadas pela CDU no seu manifesto para o distrito de Beja constam ainda ações de conservação e valorização do património cultural edificado e do património imaterial, assumindo a promoção da cultura como fator de fruição pública e de desenvolvimento.
Bernardino Soares cabeça de lista da CDU em Beja afirmou que “há uma ideia fundamental” no compromisso eleitoral que foi apresentado “o Alentejo, o Baixo Alentejo e o distrito de Beja têm futuro” e “não estão condenados a um contínuo despovoamento, à degradação das condições de vida e à destruição do ambiente e dos recursos naturais”
Para o cabeça de lista da CDU em Beja “o Alentejo não é uma Região pobre; pobres têm sido as políticas que os governos do PS e do PSD lhe têm aplicado.”