O Festival Castro Mineiro 2022 é organizado pela Câmara Municipal de Castro Verde, em parceria com a SOMINCOR, e pretende celebrar e promover a identidade mineira que tem vindo a ser construída ao longo dos últimos 40 anos naquele território.

A sessão oficial de abertura está agendada para as 18:00, desta sexta-feira, no Parque da Liberdade e conta, também, com a presença de António José Brito, presidente da Câmara Municipal de Castro Verde.

De acordo com a autarquia castrense, o Festival é “um espaço de encontro entre diferentes expressões artísticas, culturais e sociais, que convidam a descobrir e a colocar em evidência a inovação tecnológica, cultural e social que se vive nos territórios mineiros e, particularmente, em Castro Verde e na Mina de Neves-Corvo – a maior mina de cobre e zinco da Europa”.

Após a abertura oficial do festival, segue-se, pelas 18:30 horas, a inauguração da exposição de fotografia “A Vida Mineira”, da autoria de José Ferreira, que captou um conjunto de imagens que retratam o quotidiano de Neves-Corvo e que tem como protagonistas os mineiros e o trabalho desenvolvido na mina.

A anteceder a sessão de abertura do certame, este primeiro dia do Festival, fica, ainda, marcado, pelo debate “Neves-Corvo: o valor no território e os desafios do futuro”, numa iniciativa agendada para as 16:00 horas, no Fórum Municipal.

“Compreender o valor e o impacto que a atividade mineira teve e continua a ter, no desenvolvimento do concelho, nas últimas quatro décadas, bem como, identificar os desafios do futuro daquela que é a principal entidade empregadora da região, perspetivando questões como reservas de minerais, mercados, entre outros, serão alguns dos temas em debate nesta conferência, que terá como oradores, Augusto Mateus (Economista e Consultor), Miguel Goulão (Presidente da ASSIMAGRA - Associação Portuguesa da Indústria dos Recursos Minerais) e Maria João Esteves (Diretora de Recursos Humanos da SOMINCOR)”.

No plano dos espetáculos, o 1º Festival Castro Mineiro tem como cabeças de cartaz Virgul e Fogo Fogo (2 de setembro), Tim e Sara Correia (3 setembro) e Kumpania Algazarra e Ana Arrebentinha (4 de setembro). 

Comente esta notícia

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.