CAP pede ao Governo que cumpra promessas com regresso das direções regionais
A Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP) pediu hoje ao Governo que cumpra os seus compromissos, fazendo regressar as direções regionais da agricultura, garantindo que, sem estas, não é possível implementar a Política Agrícola Comum (PAC).
“A CAP compreende que o Governo não pode fazer tudo em 30 ou 60 dias, mas agora é chegada a altura de o Governo cumprir as suas promessas eleitorais […]. Estamos a menos de uma semana das eleições europeias, relembramos que há uma politica europeia – a Politica Agrícola Comum – que não é possível ser aplicada, em qualquer país, sem um Ministério da Agricultura forte […], com braços no terreno – as direções regionais”, defendeu o presidente da CAP, Álvaro Mendonça e Moura, em declarações à Lusa.
Na anterior legislatura, o governo (PS) decidiu passar as competências das direções regionais de agricultura para as Comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR), decisão que foi contestada pelo setor.
Para a confederação, as direções regionais têm de regressar o mais rapidamente possível, uma vez que existem aspetos práticos da apresentação de candidaturas dos agricultores que têm de ser resolvidos nas próximas semanas.
Conforme sublinhou, tal não será possível se o Ministério da Agricultura não tiver autoridade sobre quem está no terreno, o que pode voltar a gerar atrasos na entrega de ajudas ao setor.
“O Governo tem vindo a dizer que a agricultura tem uma importância estratégica. Damos as boas vindas a este discurso, mas é preciso traduzi-lo na pratica”, assinalou Álvaro Mendonça e Moura.
Questionado sobre a possibilidade de os agricultores voltarem a sair à rua, caso não tenham respostas do executivo, o líder da CAP garantiu que “tudo está na mão do decisor político, que tem todos os instrumentos para resolver estas questões”.
A Lusa contactou o Ministério da Agricultura, mas não obteve resposta.
Comente esta notícia
Destaques
De Beja para Times Square: dois bejenses na cerimónia do “Ring the Bell” da Nasdaq em Nova Iorque
Presidente eleito da Câmara de Beja sem preocupação depois de PS recusar acordo
Edifício da Cooperativa Agrícola da Vidigueira em leilão eletrónico por mais de 280 mil euros

