Câmara quer saber quando chegam as novas automotoras para a ligação Beja-Casa Branca
A câmara de Beja questionou o Conselho de Administração da CP sobre as novas automotoras adquiridas pelo Estado Português à empresa suiça "Stadler". A chegada das automotoras que vão servir Beja estava prevista entre outubro de 2025 e março de 2026, mas agora há notícias a dar conta de atrasos de um ano por motivos imputáveis ao fabricante.

De acordo com a autarquia bejense “o material circulante novo é uma necessidade premente para a Linha do Alentejo, servida por composições com elevada idade e que ficam aquém da qualidade exigida para o transporte ferroviário de passageiros no século XXI.”
São três as perguntas que a câmara de Beja faz ao CA da CP, se confirma a notícia que revela que há atraso de um ano na entrega do material circulante, em caso afirmativo, qual a nova data para entrega e se está previsto colocar ao serviço da linha do Alentejo, nomeadamente no troço Casa Branca-Beja, alguma dessas automotoras e quando.
O município afirma que aguarda as respostas da CP para “informar os utentes do serviço público ferroviário que utilizam Beja como ponto de partida ou de destino.”