Segundo o município de Alcácer do Sal “esta sala é única em Portugal, visto que tem máquinas que capacitam a monotorização de tensão arterial e pulsação para captação de comunicação de pessoas com patologias da fala ou expressão.”

Este projeto “nasceu” num espaço da Escola Básica Pedro Nunes, o município vai desenvolver ações de formação junto de técnicos de IPSS do concelho, de forma a capacitá-los a trabalhar neste espaço.

A sala Snoezelen está equipada, de acordo com o município, “com material para estimulação sensorial, um local feito de luz, sons, cores, texturas e aromas, onde os objetos são coloridos e disponibilizados para serem tocados e admirados. Foi originalmente criada para as várias deficiências físicas e mentais, com a estimulação sensorial a ser utilizada como promotora de relaxamento e lazer, especialmente aos que estão em processos demenciais e também, numa vertente preventiva e de alívio da dor ou facilitadora de aprendizagens ou descoberta de emoções e reações. “

Atualmente o Snoezelen é utilizado quotidianamente nos campos da reabilitação, saúde, formação e terapia ocupacional. É também utilizado em estruturas escolares e de tratamento para crianças com deficiências e autismo.

O Programa Operacional Regional do Alentejo 2020 lançou um concurso para investimentos na Área dos Equipamentos Sociais, que permitem, afirma a Câmara de Alcácer do Sal, poder candidatar este equipamento a fundos comunitários. 

Comente esta notícia

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.