O concurso “Cante Nosso” foi lançado no âmbito do sétimo aniversário da classificação do cante alentejano como Património Cultural Imaterial da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), refere o município, em comunicado enviado à agência Lusa.

Segundo o município, o concurso “visa estimular a criatividade, valorizar a produção literária, fomentar hábitos de escrita e de leitura, e premiar a produção de originais de poesia, tendo como temática obrigatória o cante alentejano”.

O concurso destina-se a todos os cidadãos e divide-se em duas categorias: a Geral, para maiores de 18 anos, e a Revelação Juvenil, para jovens entre os 14 e os 17 anos.

Ao concurso só podem ser apresentados trabalhos individuais inéditos de poesia em língua portuguesa e cada participante pode concorrer com um máximo de duas poesias.

As obras a concurso devem ser entregues em mão até às 17:00 do dia 19 deste mês, no Centro de Artes e da Viola Campaniça, situado na vila de Castro Verde.

Também podem ser enviadas por correio para a morada do Centro de Artes e da Viola Campaniça, sendo que neste caso só serão consideradas datas de carimbo dos CTT até dia 19 deste mês.

Aos três primeiros classificados de cada uma das categorias serão atribuídos prémios em dinheiro e os restantes participantes receberão prémios de participação.

Na categoria Geral, o 1.º prémio será de 500 euros, o 2.º de 250 euros e o 3.º prémio de 150 euros.

Já na categoria Revelação Juvenil, o 1.º prémio será de 250 euros, o 2.º de 100 euros e o 3.º de 50 euros.

Os vencedores serão anunciados no dia 27 deste mês, quando se celebra o sétimo aniversário da classificação do cante alentejano como Património da Humanidade.

O anúncio será feito no âmbito da iniciativa "Conversas e Modas: O Cante do concelho", que irá decorrer no Cineteatro Municipal de Castro Verde, a partir das 16:00.

As normas da primeira edição do concurso de poesia “Cante Nosso” estão disponíveis para consulta no sítio de Internet da Câmara de Castro Verde.

O cante alentejano, um canto coletivo, sem recurso a instrumentos, foi classificado, em 27 de novembro de 2014, como Património Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO, graças a uma candidatura apresentada pela Câmara de Serpa e pela Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo.

Comente esta notícia

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.