Beja revive época romana
“Da Planície ao Império: Pão, Azeite, Vinho e a gastronomia romana” é o tema da X Beja Romana que decorre, a partir de hoje e até domingo. Neste primeiro dia, o cortejo de abertura, marcado para as 10.30 horas, vai contar com cerca 1.800 participantes, o número mais elevado de todas as edições.

Durante três dias “Beja revive a grandeza e imponência de Pax Julia no centro histórico da cidade com um programa repleto de música, animação, cortejos, mercado, acepipes, museu ao vivo, visitas pedagógicas e outras experiências.”
A grandeza e a imponência de Pax Julia vai ser vivida no Centro Histórico da cidade, mas é na Praça da República, local onde se situava o fórum romano e onde estão identificados dois templos romanos, um dos quais, o maior e mais monumental descoberto até hoje em território português, que acontece o grande bulício desta recriação.
Pela importância dos conteúdos que promove, pela dinâmica que desenvolve no âmbito educativo e pela experiência de excelência que proporciona aos seus participantes o Festival Beja Romana é um evento de e para a comunidade escolar que se abre a residentes e visitantes.
Este ano, uma das novidades são as atividades pedagógicas destinadas à comunidade educativa que antecedem, na quinta-feira, a abertura oficial do evento, proporcionando a oportunidades das crianças e jovens usufruírem em pleno das mais diversas atividades que permitem aprofundar o conhecimento do passado romano, nomeadamente da cultura e organização de Pax Julia. Nesse dia, o Jardim Público abre portas à comunidade educativa para "As aventuras romanas na aldeia gaulesa".
A Beja Romana é organizada pela Câmara Municipal de Beja que tem como parceiros estratégicos e co-organizadores o Agrupamento de Escolas nº2 de Beja e o Agrupamento de Escolas nº1 de Beja.