O evento pretende promover a relação da comunidade com o seu passado como forma de estimular o sentimento de pertença, fomentando o conhecimento da história e do património de Beja no período romano.

O Festival Beja Romana desenvolve-se em 5 eixos principais: educação para o património, promoção de atividades produtivas contemporâneas inspiradas no passado romano, promoção do conhecimento científico, desenvolvimento de um programa de animação inspirado no passado histórico de Pax Julia e valorização da oferta gastronómica de base mediterrânica.

A grandeza e imponência de Pax Julia revive-se, durante 3 dias, no Centro Histórico da cidade. Mas é na Praça da República, local onde se situava o fórum romano e onde estão identificados dois templos romanos, um dos quais, o maior e mais monumental descoberto até hoje em território português, que acontece o grande bulício desta recriação.

Este ano, com o tema "Pax Romana: Guerra, Paz e Domínio do Território", a comunidade organiza-se para a grande festa que concilia um programa animado e divertido com uma programação pedagógica e científica. Música, cortejos, rábulas e performances, malabares, danças, acepipes, oficinas de cozinha, exposições, conferências, visitas guiadas a museus e sítios arqueológicos, são algumas propostas dos três dias de festival.

Uma das novidades, em 2023 são atividades pedagógicas exclusivamente destinadas à comunidade educativa, no dia 25 de maio, que antecedem a abertura oficial do evento, proporcionando a oportunidades das crianças e jovens usufruírem em pleno das mais diversas atividades que permitem aprofundar o conhecimento do passado romano, nomeadamente da cultura e organização de Pax Julia.

Pax Julia era a capital de um dos três conventus iuridicus (circunscrições territoriais jurídico-administrativas em que se subdividiam as províncias) que existiam no atual território português, a única a sul do Tejo. Era a cidade com o estatuto administrativo e jurídico mais importante na região. Os vestígios arqueológicos encontrados por toda a cidade, particularmente abundantes no que se refere à cidade romana, confirmam a grandeza e imponência que Pax Julia deve ter possuído, consonante com o estatuto que tinha.

Comente esta notícia

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.