António Carias de Sousa, Presidente da OERS, afirma que "o Alentejo, com a sua riqueza histórica e os seus desafios contemporâneos, é um palco privilegiado para a engenharia demonstrar o seu valor. Este Encontro não é apenas uma celebração da nossa profissão, mas um compromisso com o desenvolvimento sustentável da região.”

O início das atividades, hoje, de manhã, fica marcado pela intervenção de José Pedro Salema, Presidente do Conselho de Administração da EDIA, sobre o tema "Nexus Água-Energia: O recurso a energia renovável no Empreendimento de Fins Múltiplos de Alqueva".

Segue-se uma visita ao Centro Alqueva, um projeto emblemático que transformou o território, impulsionou a agricultura e redefiniu o futuro do Alentejo. Nesta visita os participantes têm oportunidade de explorar uma exposição interativa, espaços imersivos e modelos de infraestruturas e equipamentos reais utilizados na distribuição de água. A manhã encerra-se com um almoço na plataforma panorâmica do Centro.

Durante a tarde, a proposta é um passeio pela antiga área mineira de Aljustrel e uma visita ao Parque Mineiro, incluindo a descida a uma galeria subterrânea, de forma a permitir um contacto direto com a história e a engenharia mineira da região.

No final do dia, no Beja Parque Hotel, estão previstas as intervenções de Jacinto Franco, Delegado Distrital de Beja, António Bota, Presidente da Comunidade Intermunicipal do Baixo Alentejo, e António Carias de Sousa, Presidente da OERS.
O dia termina com a realização de um jantar comemorativo, que inclui a entrega dos prémios do concurso de fotografia "A Engenharia no Alentejo" e apresentado o Grupo Engenheiros On Wheels – um grupo recentemente criado que visa promover o convívio, a formação e o networking entre engenheiros.
Amanhã, o dia é dedicado ao primeiro passeio motorizado do Grupo Engenheiros On Wheels. 

Comente esta notícia

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.