A Câmara Municipal de Beja, através da Biblioteca Municipal, retoma a organização desta iniciativa, depois de uma paragem forçada devido à situação pandémica.

As Palavras Andarilhas realizadas desde 1998, com periodicidade bienal desde 2002, têm como tema central, em 2022, “O poder da palavra”, e contam com a curadoria de Jorge Serafim. De acordo com a organização “este encontro que celebra a palavra contada da tradição oral, dá voz aos contadores que pelo país e no estrangeiro, partilham os contos tradicionais de diversas latitudes do mundo.”

Esta 16ª edição, conta com a participação de mais de 3 dezenas de convidados de vários países, apresenta uma programação diversificada com destaque para as noites de contos, pôr-do-sol de contos, contos sem fim, conferências sobre o futuro da palavra, a narração oral, a oralidade e a ruralidade e as crianças e a leitura e ainda atividades para pais e filhos.

As oficinas de capacitação para mediadores de leitura, são momentos para pensar sobre a prática e o saber fazer, desde a arte de contar e escrever até à biblioterapia. A Feira dos Livreiros e o Mercadinho Andarilho apresentam propostas de leitura e objetos mágicos, que é possível levar para casa.

Tradução em língua gestual portuguesa nas “Noites de Contos e no Pôr-do-Sol de Contos” assim como, o acesso facilitado a pessoas com mobilidade reduzida a todos os espaços são algumas novidades das Palavras Andarilhas que vão ter, pela primeira vez, um comentador andarilho, um “trabalho” a cargo do jornalista, escritor e crítico de teatro Tito Lívio.

Todas as iniciativas que decorrem no Jardim Público têm entrada gratuita, com exceção para as oficinas agendadas para outros espaços da cidade.

O programa pode ser consultado em www.cm-beja.pt

Comente esta notícia

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.