Segundo um comunicado da Turismo Fundos, o imóvel na região Centro é a Casa Florestal de Sul, no concelho da Figueira de Foz (Coimbra), enquanto as antigas estações são as de Sousel, no distrito de Portalegre, e de Reprezas, no concelho de Beja.

Os concursos, no âmbito do Revive Natureza, visam a atribuição de direitos de exploração turística destes três imóveis, depois de os que decorreram em 2021 terem ficado desertos, por desistência dos respetivos adjudicatários, adiantou.

Para o concurso referente à Casa Florestal de Sul, os interessados devem apresentar as suas candidaturas até ao dia 18 de outubro deste ano.

Já os interessados nos concursos para a atribuição dos direitos de exploração turística das estações ferroviárias desativadas têm que se candidatar até 17 de novembro deste ano.

A Turismo Fundos indicou que, dos 34 concursos lançados e já encerrados, respeitantes a 36 imóveis que integram este fundo, sobretudo, antigos postos fiscais e casas de guardas-florestais, foram analisadas 417 candidaturas, encontrando-se os imóveis adjudicados, dos quais seis já têm contratos celebrados.

A única exceção é a Casa Florestal de Sul, cujo concurso foi agora reaberto, assinalou.

Quanto às estações ferroviárias, salientou a Turismo Fundos, já foram lançadas duas fases de concursos relativos a 18 imóveis deste género, das quais duas já se encontram adjudicadas.

O fundo destacou que está também a decorrer, até ao próximo dia 21 de setembro, o prazo para apresentação de candidaturas aos 10 concursos para a atribuição de direitos de exploração das 12 estações ferroviárias.

Os direitos de uso destes imóveis foram transferidos para o Fundo Revive Natureza, após a celebração de protocolo com a IP Património, acrescentou.

Comente esta notícia

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.