Beja: Inauguração da exposição "Pássaros de Ferro - o Olhar de um Bejense"
"Pássaros de Ferro - o Olhar de um Bejense" assim se intitula uma exposição fotográfica na área da Aviação, da autoria de Jorge Marques que vai ser, hoje, inaugurada na Hospedaria / Restaurante Dona Maria, junto à Pousada de São Francisco em Beja.
Com esta exposição pretende-se proporcionar “um evento artístico onde mais que fotografias de aviação se mostra um olhar de um Bejense, onde o céu se cruza com a memória e o metal ganha asas, pela sensibilidade de quem nasceu entre horizontes largos e silêncios profundos, enfim...Um voo pela memória e pela paixão de infância!”.
Jorge Silvestre da Silva Marques, conhecido no mundo da fotografia como Jorge Marques nasceu na cidade de Beja, em janeiro de 1975. Profissional na área da Saúde decide, durante o surto de Covid, e como escape psicológico desses tempos difíceis, iniciar-se no Hobby da fotografia.
Primeiro como fotógrafo de conteúdo na área da culinária e promotor de marcas de vinhos em páginas dos produtores e na sua página de Instagram, Facebook e Youtube - Bacchus Table.
No seguimento desta experiência decidiu enveredar pela área fotográfica da aviação dando asas à sua paixão de infância – os aviões.
Esta paixão surge pelo fato de, desde criança, ver da janela de sua casa o movimento aéreo que se desenrolava na base aérea nº 11 em Beja, altura em que esta era uma base da Força Aérea Portuguesa e da Força Aérea Alemã com bastante movimento.
O fascínio por esta área e pelo “plane spotting” ainda ficou mais vincado com a presença num Tiger Meet nesta base aérea nos anos 90 do século passado.
Nestes últimos anos desenvolveu uma página no Instagram – jorgessmarques, mais direcionada para a fotografia na aviação onde tem mais de 3000 seguidores.
Também realizou alguns trabalhos para pilotos e tem fotografias suas publicadas em páginas de algumas companhias aéreas.
Participou em alguns concursos de fotografia tendo 2 fotos suas em exposição na APPLA – Associação dos Pilotos Portugueses de Linha Aérea.
Atualmente mantém o seu interesse na fotografia de aviões apesar de desenvolver valências na fotografia de vida selvagem com a frequência de cursos com alguns fotógrafos desta área que são internacionalmente reconhecidos.
A exposição que hoje vai ser inaugurada surge numa altura em que decorre na Base aérea nº 11 em Beja o NATO Tiger Meet com a presença de vários países.
Comente esta notícia
Destaques
De Beja para Times Square: dois bejenses na cerimónia do “Ring the Bell” da Nasdaq em Nova Iorque
Ministra Graça Carvalho diz que "Beja é seguramente a capital de distrito mais abandonada do país e isso não pode continuar"
GNR detém em Beja seis estrangeiros por suspeita de permanência ilegal no país