Beja: evento científico internacional dedicado ao sector do azeite-CEBAL
“Applied Agro-Biotecnology International Meeting” assim se intitula o evento científico internacional de agro-biotecnologia aplicada que o grupo de alunos de doutoramento do Centro de Biotecnologia Agrícola e Agro-alimentar do Alentejo (CEBAL) promove, hoje e amanhã, em Beja.
Esta primeira edição,
que vai decorrer no auditório da Associação Empresarial do Baixo Alentejo e Litoral
(NERBE/AEBAL) apresenta como tema “Novas abordagens para a valorização qualitativa do
sector do azeite”.
Este iniciativa tem como principal objetivo a promoção e partilha de conhecimento científico, entre um painel de oradores especializados e os participantes, com foco nos temas “Sustentabilidade, ecologia e sanidade do Olival”, “Composição química da azeitona e do azeite” e “Valorização económica e subprodutos".
Maria do Rosário Félix (MED/Universidade de Évora), Susana Casal (REQUIMTE/LAQV/Universidade do Porto), Guillermo Rodriguez & Maria África Fernández (CSCIC e Universidade de Sevilha) e José La Cal Herrera (BIOLIZA/Universidade de Jaén) são alguns dos nomes nacionais e internacionais que marcam presença na cidade de Beja para a partilha do seu conhecimento no sector do azeite.
No programa consta ainda o jantar alusivo ao tema que vai decorrer, esta noite, no Castelo de Beja, e uma visita técnica, amanhã à tarde, à Cooperativa Agrícola de Moura e Barrancos.
O evento inclui ainda a entrega de prémios de mérito “Professor João Lopes Baptista” às melhores apresentações oral e em poster. A designação destes prémios é um tributo ao Professor João Lopes Baptista, o grande impulsionador da criação do CEBAL.
A 1ª edição do “Applied Agro-Biotecnology International Meeting” tem como instituições promotoras o CEBAL e o Instituto Mediterrâneo para a Agricultura, Ambiente e Desenvolvimento (MED), e o apoio do NERBE/AEBAL e da Câmara Municipal de Beja.
Este evento científico de carácter internacional foi criado com o objetivo de valorizar a região, a sua capacidade produtiva e o seu potencial inovador, trazendo à cidade de Beja, o mais recente conhecimento científico. Organizado pelo grupo de alunos de doutoramento do CEBAL, o evento pretende ter uma periodicidade anual, focando em cada ano uma temática/setor diferente, de acordo com as áreas de trabalho do CEBAL.
Comente esta notícia
Destaques
PJ investiga incêndio que deixou homem desalojado em Ferreira do Alentejo
PJ detém em Beja suspeito de posse de arma proibida e burla em negócio fictício
CCDRAlentejo: Eleitos da CDU recusam participar na votação perante “negócio” feito entre PS e PSD
