Esta primeira edição, que vai decorrer no auditório da Associação Empresarial do Baixo Alentejo e Litoral (NERBE/AEBAL) apresenta como tema “Novas abordagens para a valorização qualitativa do sector do azeite”.

 

Este iniciativa tem como principal objetivo a promoção e partilha de conhecimento científico, entre um painel de oradores especializados e os participantes, com foco nos temas “Sustentabilidade, ecologia e sanidade do Olival”, “Composição química da azeitona e do azeite” e “Valorização económica e subprodutos".

Maria do Rosário Félix (MED/Universidade de Évora), Susana Casal (REQUIMTE/LAQV/Universidade do Porto), Guillermo Rodriguez & Maria África Fernández (CSCIC e Universidade de Sevilha) e José La Cal Herrera (BIOLIZA/Universidade de Jaén) são alguns dos nomes nacionais e internacionais que marcam presença na cidade de Beja para a partilha do seu conhecimento no sector do azeite.

No programa consta ainda o jantar alusivo ao tema que vai decorrer, esta noite, no Castelo de Beja, e uma visita técnica, amanhã à tarde, à Cooperativa Agrícola de Moura e Barrancos.

O evento inclui ainda a entrega de prémios de mérito “Professor João Lopes Baptista” às melhores apresentações oral e em poster. A designação destes prémios é um tributo ao Professor João Lopes Baptista, o grande impulsionador da criação do CEBAL.

A 1ª edição do “Applied Agro-Biotecnology International Meeting” tem como instituições promotoras o CEBAL e o Instituto Mediterrâneo para a Agricultura, Ambiente e Desenvolvimento (MED), e o apoio do NERBE/AEBAL e da Câmara Municipal de Beja.

Este evento científico de carácter internacional foi criado com o objetivo de valorizar a região, a sua capacidade produtiva e o seu potencial inovador, trazendo à cidade de Beja, o mais recente conhecimento científico. Organizado pelo grupo de alunos de doutoramento do CEBAL, o evento pretende ter uma periodicidade anual, focando em cada ano uma temática/setor diferente, de acordo com as áreas de trabalho do CEBAL. 

Comente esta notícia

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.