Beja: Escolas recolhem mais de 42 toneladas de resíduos elétricos e eletrónicos, pilhas e baterias
As escolas do distrito de Beja, que participaram na 17ª Geração Depositrão recolheram mais de 42 toneladas de resíduos elétricos e eletrónicos, pilhas e baterias. A Escola Básica de Saboia nº1, no concelho de Odemira, ficou em 1º lugar a nível distrital e em 2ºlugar a nível nacional.
A Geração Depositrão é um projeto pioneiro da ERP Portugal, desenvolvido em parceira com a Associação Bandeira Azul de Ambiente e Educação (ABAAE), que já conta com 17 edições.
No distrito de Beja aderiram 8 escolas, que promoveram junto da comunidade escolar uma maior sensibilização para uma cultura de reciclagem, a Escola Básica de Saboia nº1, no concelho de Odemira, foi a nível distrital a que mais resíduos recolheu, e ficou em 2.º lugar a nível nacional, de um total de cerca de 500 escolas.
A Geração Depositrão é um projeto realizado pela ERP Portugal - Entidade Gestora de Resíduos, Equipamentos Elétricos e Eletrónicos (REEE) e baterias (RB), com o objetivo de consciencializar e sensibilizar a comunidade escolar para o correto encaminhamento de resíduos. A edição deste ano contou com a adesão de mais de 317 mil alunos, que recolheram cerca de 446 toneladas de resíduos.
Neste momento já está a decorrer a 18ª edição relativa ao ano letivo 2025-2026, está aberta a todos os escalões escolares, desde o jardim de infância até ao Superior, que pretende superar as toneladas recolhidas este ano.
A ERP Portugal premeia as escolas e recompensa os alunos e professores envolvidos no projeto, atribuindo contrapartidas financeiras e prémios tendo em conta a recolha de resíduos em peso absoluto e per capita, e por cada categoria de REEE recolhida, nomeadamente as que são consideradas como resíduos perigosos, como TV e monitores, equipamentos de frio e pilhas.
Comente esta notícia
Destaques
De Beja para Times Square: dois bejenses na cerimónia do “Ring the Bell” da Nasdaq em Nova Iorque
Ministra Graça Carvalho diz que "Beja é seguramente a capital de distrito mais abandonada do país e isso não pode continuar"
GNR detém em Beja seis estrangeiros por suspeita de permanência ilegal no país
