Beja: Cáritas celebra Jubileu dos Migrantes e 10 anos da Encíclica Laudato Si’
A Cáritas Diocesana de Beja, através da Pastoral Social e do Centro Local de Apoio à Integração de Migrantes (CLAIM), celebra, hoje, o Jubileu dos Migrantes e os 10 anos da Encíclica Laudato Si’, recordando que “tudo está interligado”. A comunidade está convidada a participar.

O evento, agendado para as 11.00 horas, vai ter como cenário o Jardim Público de Beja, numa celebração presidida por D. Fernando de Paiva - Bispo de Beja.
Depois da celebração, os participantes são convidados a desfrutar de uma mostra gastronómica multicultural, para dar a conhecer sabores de diferentes países e culturas, e de um momento de animação musical, promovendo a convivência, a fraternidade e a partilha.
O Jubileu dos Migrantes é um momento de oração, reflexão e ação em favor de todos aqueles que, por diversos motivos, se veem obrigados a deixar as suas terras em busca de segurança, dignidade e melhores condições de vida. É um tempo de esperança, em que a Igreja reafirma o seu compromisso com a defesa da vida, da justiça social e da integração dos migrantes e refugiados, valorizando a sua presença como riqueza para a sociedade.
Publicada em 2015, a Encíclica Laudato Si’ do Papa Francisco lançou um forte apelo ao cuidado da Casa Comum e à vivência de uma ecologia integral. Ao longo desta década, o Movimento Laudato Si’ tem mobilizado comunidades em todo o mundo para promover estilos de vida mais sustentáveis, solidários e comprometidos com a justiça social. A celebração destes 10 anos recorda que “tudo está interligado” e que a proteção do planeta está intimamente ligada à dignidade humana.
A celebração de hoje pretende ser um “momento de festa, mas também de consciência e compromisso, chamando todos a construir um mundo mais fraterno, justo e sustentável, onde ninguém seja excluído e onde a Casa Comum seja respeitada e cuidada.”